PCDF prende 13 acusados de homicídio durante operação

Foto: Divulgação/PCDF

Durante a primeira quinzena do mês de junho, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Coordenação de Repressão a Homicídios e de Proteção à Pessoa (CHPP/PCDF), desencadeou a Operação Animus Necandi 4. O objetivo era efetuar o cumprimento de diversos mandados de prisão em desfavor de pessoas que tenham cometidos os crimes de homicídio ou feminicídio, resultante de prisões preventivas ou condenatórias decretadas pelo Poder Judiciário.

De acordo com a PCDF, ao longo das duas semanas, foram cumpridas 13 (treze) prisões decorrentes de mandados que estavam pendentes (exclusivamente de homicídio), cujos autores se encontravam em local incerto e não sabido.

A realização da operação demandou planejamento estratégico, tático e operacional, com levantamentos de informações acerca da identificação, periculosidade e localização dos indivíduos a serem capturados.

A operação policial recebeu essa denominação em razão da expressão “ANIMUS NECANDI”, etimologicamente proveniente do latim, que significa “intenção de matar” ou “vontade de matar”, sendo utilizada no Direito Penal para destacar o dolo do agente ao praticar o crime contra a vida de outra pessoa, correspondendo à vontade do agente em ceifar a vida do ser humano.

Prisões

Um grupo de quatro pessoas do sexo masculino, matou o jovem Christian Peterson Ferreira, de 19 anos de idade, morto com 12 tiros de arma de fogo, no dia 14/09/2021, em uma chácara do Sol Nascente, por conta de uma briga de trânsito. Três indivíduos já estavam presos preventivamente, contudo, o quarto investigado e denunciado ainda não havia sido localizado, vindo a ser preso no dia 19/06/2024 por policiais civis da CHPP/PCDF.

O caso de desparecimento de um jovem de apenas 16 anos, que despareceu no dia 06/04/2016, na Quadra 307, do Recanto das Emas, tendo sido encontrado posteriormente morto, vítima de homicídio, em 12/04/2016, cuja autoria recaiu sobre duas pessoas do sexo masculino, vizinhos da vítima. Um dos suspeitos foi preso à época, tendo o segundo sido capturado pela CHPP no dia 07/06/2024 para cumprimento da pena.

Ao todo, foram cumpridos sete mandados de prisões condenatórias e oito mandados de prisões preventivas, totalizando 13 prisões, todas por crimes de homicídios.

A operação Animus Necandi 4 contou com quatro Delegados de Polícia, 21 vinte e um Agentes de Polícia e seis Escrivães de Polícia.

<
plugins premium WordPress