O Departamento de Trânsito (Detran-DF), com o apoio da Polícia Militar, realizou, na noite dessa quarta-feira (21/8), mais uma edição da Operação Sossego, em Águas Claras e no Areal.
Durante a ação, foram abordados 230 motociclistas, tendo sido autuados 22 por dirigir veículo com o escapamento irregular, 17 por não possuírem habilitação, dez com a CNH vencida há mais de 30 dias, cinco por dirigir veículo após o consumo de álcool e 44 por infrações diversas. As equipes de fiscalização recolheram 16 motocicletas ao depósito.
O coordenador de Policiamento e Fiscalização de Trânsito da Região Oeste, Wesley Cavalcante, ressalta a importância de operações voltadas à abordagem de motocicletas. “A Operação Sossego tem como foco combater a poluição sonora, retirando de circulação as motocicletas com excesso de barulho. No entanto, visa também verificar as irregularidades relativas ao veículo e à habilitação do motociclista, o que nos permite, por exemplo, identificar pessoas que não possuem a CNH ou que estão alcoolizadas”, destaca o coordenador.
A iniciativa do Detran-DF tem o objetivo de retirar de circulação as motocicletas com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante.
Em comparação com o ano passado, as autuações aumentaram 36%. De janeiro a julho deste ano, foram registradas 4.442 infrações por escapamento irregular no Distrito Federal. No mesmo período do ano passado, foram 3.263 infrações.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo com o escapamento irregular é infração grave e acarreta multa de R$ 195,23, cinco pontos na CNH e retenção do veículo para regularização.