Vídeo: Lula critica posição de Elon Musk: “Pensa que é o quê? “

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Nesta sexta-feira (30/8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o posicionamento de Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter), em decidir não cumprir as medidas impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), assinadas pelo ministro Alexandre de Moraes.

“Todo e qualquer cidadão, de qualquer parte do mundo, que tem investimento no Brasil está subordinado à Constituição Brasileira e às leis brasileiras. Se a Suprema Corte toma uma decisão, ou ele cumpre ou vai ter que tomar uma atitude. Não é porque o cara tem muito dinheiro que pode desrespeitar. Ele não pode ficar ofendendo os presidentes, deputados, o Senado, a Câmara, a Suprema Corte. Ele pensa que é o que? E tem que respeitar a decisão da Suprema Corte Brasileira. Se quiser bem, se não quiser, paciência. Se não for assim esse país nunca será soberano. Não somos um país que tem complexo de vira lata”, afirmou o petista.

Assista:

Na noite desta quinta-feira (29/8), terminou o prazo dado por Moraes para o bilionário indicar novo um representante legal no país. A decisão do ministro busca o cumprimento de suas decisões que determinaram o bloqueio do perfil do senador Marcos do Val (PL-ES) e de outros investigados. Segundo o gabinete do ministro, a ordem não foi cumprida. Com o fim do prazo, será certificado no processo o descumprimento da decisão. A próxima medida a ser tomada será a suspensão da rede social no país. Ainda não há prazo para decisão.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), bloqueou, no Brasil, os recursos da empresa Starlink Holding, que também pertence ao sul-africano.

Moraes teria considerado que existe um “grupo econômico de fato” sob o comando de Musk e, por isso, mandou bloquear, em 18 de agosto, todos os valores financeiros deste grupo no Brasil para garantir que as multas aplicadas na Justiça brasileira contra a rede social X sejam pagas. A outra empresa de Musk que atua no país seria justamente a Starlink.

Para a empresa, a decisão de bloquear as contas da empresa em razão de multas cobradas da rede social X é “inconstitucional”, mas vai continuar a oferecer o serviço aos mais de 250 mil clientes “gratuitamente, se necessário”.

De acordo com o comunicado, a ordem que calssificada como ilegal pode impactar a capacidade da empresa de realizar cobranças mensais.

Já rede social X (antigo Twitter), que continua ativa no país mesmo após o prazo determinado por Moras, em uma postagem às 20h14, o X disse esperar que Moraes ordene o bloqueio da plataforma no Brasil “simplesmente porque não cumprimos suas ordens ilegais para censurar seus opositores políticos”.

“Ao contrário de outras plataformas de mídia social e tecnologia, não cumpriremos ordens ilegais em segredo”, afirmou.

O dono da rede social X, Elon Musk, fez uma postagem na madrugada desta quinta-feira (29) na qual comparou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a vilões das franquias Star Wars e Harry Potter.

Também nesta quinta, ao citar nominalmente o Metrópoles e compartilhar a informação de que todos os “gestores da Starlink no Brasil foram notificados e intimados para regularizar os valores devidos à Justiça brasileira pela X”, Musk atacou o ministro e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na publicação, o milionário diz: “O tirano, @Alexandre, é ditador do Brasil. Lula é seu cachorrinho de colo”.  Veja a publicação. Celebrante se diz traída por Isabel Veloso: “Percebi que não batia”Em 2023, Soros enviou mais de R$ 150 milhões a ONGs no Brasil. Em outro post, Musk continuou: “Esse cara @Alexandre é um criminoso da pior espécie, disfarçado de juiz”.

<
plugins premium WordPress