PCDF faz operação contra grupo especializado em golpes financeiros

Foto: Divulgação/PCDF

Nesta terça-feira (3/9), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou uma operação para desarticular um grupo especializado em aplicar golpes financeiros. A quadrilha captava as vítimas por meio de aplicativos de relacionamento e, após adquirirem confiança, as convencia a realizar investimentos em criptomoedas.

A Operação Espectro foi conduzida pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC). Segundo a delegacia, as vítimas eram induzidas ao erro por meio de supostos lucros significativos apresentados pelos criminosos, o que as levava a realizar novos aportes financeiros. Quando o montante investido alcançava valores substanciais, os criminosos cessavam todo contato e desapareciam com os recursos.

A investigação identificou que o núcleo financeiro do grupo criminoso estava localizado em Senador Canedo/GO. Foi descoberto um esquema sofisticado de transações de ativos virtuais, arquitetado com o objetivo de ocultar o rastro dos valores desviados, tornando a rastreabilidade dos recursos extremamente complexa.

A DRCC cumpriu mandado de busca e apreensão em local relacionado ao núcleo financeiro do grupo, além do sequestro de ativos virtuais pertencentes aos investigados (bloqueio de criptomoedas).

Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato eletrônico, organização criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas, se somadas, podem chegar até 26 (vinte e seis) anos de reclusão.

<
plugins premium WordPress