Nesta terça-feira (8/10), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a volta do X no Brasil após quase um mês de suspensão da rede social. A decisão foi tomada após a empresa de Elon Musk solicitar o retorno das atividades após o cumprimento de decisões judiciais.
“Decreto o término da suspensão e autorizo o imediato retorno das atividades do x Brasil internet ltda. em território nacional e determino à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que adote as providências necessárias para efetivação da medida, comunicando-se esta Suprema Corte, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas”, escreveu o ministro.
A volta não é imediata. A Anatel ainda vai ter que notificar as operadoras de internet.
A rede social estava suspensa desde 30 de agosto, após uma determinação do próprio Moraes. Na ocasião, o ministro entendeu que a empresa não cumpria as ordens da Suprema Corte
O ministro havia determinado o bloqueio de perfis de investigados em atos antidemocráticos, além de outras informações sobre os usuários. Além de se recusar a atender aos bloqueios e não pagar as multas, Musk ainda fez críticas a Moraes.
Em agosto, o bilionário anunciou o fechamento do escritório no Brasil. A medida foi o estopim para Moraes determinar a suspensão da rede no Brasil.