Um dos pilares do projeto de restauro do Teatro Nacional Claudio Santoro em execução pelo Governo do Distrito Federal (GDF) é dar mais acessibilidade e conforto aos frequentadores. Por isso, pela primeira vez, o equipamento público terá uma estrutura acessível para pessoas com deficiência (PcDs) e com dificuldade de locomoção. Todas as modificações ocorreram preservando o projeto de Oscar Niemeyer da década de 1960.
“Antes, o teatro não tinha acessibilidade em nenhuma categoria. Com a obra, estamos assegurando isso e dando acesso ao público”, explica o subsecretário do Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), Felipe Ramón.
Mantendo a originalidade do equipamento público, foram instalados elevadores que farão a conexão entre o foyer e a Sala Martins Pena. Os equipamentos também poderão ser usados para acessos desde o subsolo passando pelos camarins até a Sala Dercy, no mezanino do teatro. As rampas das duas saídas de emergência que foram construídas são outra opção de acesso para o público que tem dificuldade de mobilidade.
A plateia foi adaptada com uma angulação que permite a visualização dos espetáculos no palco de qualquer lugar. Isso foi feito para atender a parte superior, onde foram reservados espaços para cadeirantes e pessoas com deficiência visual, que poderão estar acompanhadas de cão-guia. Além disso, foram instalados assentos específicos para pessoas obesas. Os banheiros também passaram a ser acessíveis para PcDs. No foyer, há, inclusive, um sanitário específico para pessoas com deficiência.
“As mudanças foram feitas para atender toda a população. Temos assentos para pessoas obesas e espaços específicos para pessoas com deficiência física e visual. Antigamente os acessos eram apenas pela rampa, que permanece para atender o patrimônio, mas ela não atende às normas de acessibilidade, por isso colocamos elevadores”, revela a engenheira da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e fiscal da obra, Daiana de Andrade.
As obras do restauro do Teatro Nacional Claudio Santoro tiveram início em dezembro de 2022. O GDF, por meio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), investe R$ 70 milhões na primeira etapa das intervenções, que se concentra na construção do sistema de combate a incêndio, da implementação de acessibilidade e restauro do foyer da Sala Martins Pena. A reforma ainda terá mais três etapas que incluem a Sala Villa-Lobos, o Espaço Dercy Gonçalves, a Sala Alberto Nepomuceno e o anexo.