A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Ministério das Comunicações anunciaram que a rede de internet 5G pura, de altíssima velocidade, passou a estar disponível no Brasil nesta segunda-feira (2), para todos os 5.570 municípios do país. Também chamada de standalone, a rede é até cinco vezes mais rápida que a 4G, contando com uma velocidade de 300 Mbps (megabits por segundo).
Até então, apenas 770 cidades tinham acesso à 5G pura. Com 35 milhões de usuários, a rede estava ativa para somente 13% dos 262 milhões de telefones registrados no Brasil. A primeira antena comercial de internet móvel da quinta geração foi instalada no país em julho de 2022, primeiramente no território de Brasília, e depois se estendendo para outras capitais.
A partir desta segunda, as operadoras poderão ativar a rede 5G em qualquer município, porém, vai depender das empresas. Isso porque elas têm um prazo que vai até 31 de julho de 2029 para ativá-la nas cidades que contam com mais de 30 mil habitantes.
Para acessar a 5G pura, é preciso ter um smartphone que seja compatível com a nova rede. É necessário ainda ir até sua operadora a fim de trocar o chip, no caso da Claro e da Vivo. Os chips da TIM, por sua vez, já são adaptados para essa tecnologia.