Em uma ação conjunta entre a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), a Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCRJ) e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), uma quadrilha especializada na fabricação e comercialização de anabolizantes clandestinos foi desarticulada nesta terça-feira (14/1).
A operação, batizada de Kairos, resultou na prisão de pelo menos 14 pessoas e no cumprimento de 23 mandados de busca e apreensão.
De acordo com a PCDF, as equipes cumpriram um mandado de busca e apreensão em uma gráfica localizada no Setor de Gráficas de Taguatinga. No local, foram encontrados diversos materiais, como etiquetas e embalagens, que seriam utilizados para a adulteração e comercialização dos anabolizantes. Todo o material apreendido será encaminhado para perícia e, posteriormente, destruído.
As investigações apontaram que a organização criminosa atuava em diversos estados brasileiros, produzindo e distribuindo anabolizantes e outras substâncias ilegais, como repelentes de insetos adulterados com componentes nocivos à saúde. Os produtos eram comercializados principalmente pela internet e em academias de ginástica.
Os envolvidos responderão pelos crimes de falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou 1 medicinais, além de outros crimes relacionados à saúde pública.