A mais recente pesquisa AtlasIntel, em parceria com a Bloomberg, mostra que a desaprovação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a crescer em novembro e voltou ao patamar observado em agosto. Segundo o levantamento, 50,7% dos entrevistados dizem desaprovar o governo, enquanto 48,6% aprovam a gestão, quadro que reverte a trajetória de recuperação registrada até outubro e recoloca a avaliação negativa acima da positiva.
As desaprovações são maiores nas regiões Sul (57,8%), Sudeste (53,0%) e Norte/Centro-Oeste (51,7%). A região Nordeste é a única onde a maioria apoia Lula (59,9%).
O estudo aponta que o movimento ocorre em meio à repercussão da megaoperação policial no Rio de Janeiro, fator citado pelos analistas como um dos elementos que podem ter influenciado o humor do eleitorado.
Mesmo com o aumento da rejeição, Lula segue numericamente à frente nas simulações para a disputa presidencial de 2026. No cenário de primeiro turno contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o petista aparece com 48,4% das intenções de voto, ante 32,5% do adversário. Porém, no segundo turno, a diferença encolhe e configura praticamente um empate técnico: 49% para Lula e 47% para Tarcísio.
A pesquisa ouviu 5.510 pessoas em todo o País, entre 22 e 27 de novembro, por meio de recrutamento digital aleatório. A margem de erro é de um ponto porcentual, com nível de confiança de 95%.








