DF recebeu cerca de 60 mil turistas estrangeiros em 2024

Foto: Lúcio Bernardo Jr/ Agência Brasília

A cada ano, a capital federal se firma como opção de destino nacional e, também, internacional para turistas. Segundo os dados da Embratur, entre janeiro e novembro de 2024, o Distrito Federal recebeu cerca de 60 mil estrangeiros, um crescimento de 26% em relação ao mesmo período do ano anterior. Só em dezembro, a Inframerica, administradora do Aeroporto de Brasília, registrou 67 mil embarques e desembarques internacionais na cidade.

A família colombiana Gutierrez escolheu a capital federal para encerrar a primeira passagem pelo Brasil. Pai, mãe e duas filhas vieram de Cali, a terceira cidade mais populosa da Colômbia, para a virada de ano. Primeiro, o quarteto foi ao Rio de Janeiro, onde acompanhou a famosa queima de fogos na praia de Copacabana, depois seguiu para Búzios até chegar ao DF para os dois últimos dias de viagem antes do retorno ao país de origem.

“Queríamos conhecer o Brasil e compramos um pacote, que incluía Brasília”, explicou a professora Sofia Gutierrez, 25 anos. O interesse da família pela capital federal foi a arquitetura dos traços de Oscar Niemeyer e Lucio Costa. “Nosso objetivo era ver a arquitetura e estamos achando a cidade muito moderna. Já fomos ao Memorial JK, à Praça dos Três Poderes, à Ponte JK e agora viemos à Catedral. Estamos gostando muito”, comentou.

Encanto brasiliense

Os aspectos turísticos de Brasília encantam tanto turistas estrangeiros como os locais, que buscam conhecer, principalmente, a arquitetura, as sedes dos Três Poderes e a beleza natural do cerrado. Só no mês de dezembro, a capital teve aproximadamente 390 mil desembarques no aeroporto da cidade e uma movimentação de 135 mil passageiros na rodoviária interestadual.

“Brasília tem se consolidado como um destino cada vez mais atrativo para turistas nacionais e internacionais. Isso reforça o potencial da nossa capital como um centro de turismo cívico, arquitetônico e cultural, além de destacar o trabalho que temos realizado para promover a cidade em mercados estratégicos”, destacou o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo.

De Itabuna, na Bahia, com destino a Goiânia, a família da comerciante Cida Paiva Pereira, 48, fez questão de fazer uma parada em Brasília durante o trajeto de carro. A Esplanada dos Ministérios foi o primeiro destino do quarteto, que começou o passeio pela Catedral Metropolitana.

“Nosso destino final é Goiânia, onde vamos pagar uma promessa. Viemos eu, meu marido, minha mãe e minha sogra e quisemos parar em Brasília para conhecer a arquitetura”, revelou. “Estou achando uma cidade muito bem organizada e planejada, estou adorando”, garantiu.

O empresário Iuri Hornke veio de Pelotas, no Rio Grande do Sul, para passar as festas de fim de ano na cidade junto com a família da namorada. Em sua estreia na capital, ele rasgou elogios. “Achei a cidade bem bonita. Gostei muito da arquitetura. Não tem comparação, fico pensando em como vou explicar para os meus pais”, disse, entre risos.

Nos últimos dois dias, ele tem se dedicado ao turismo e já passou pela Praça dos Três Poderes, Praça dos Cristais, Palácio da Alvorada, Dom Bosco, Igrejinha, 408 Sul, Parque da Cidade, Pontão do Lago Sul e Catedral Metropolitana.

Investimento

Nos últimos anos, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem se empenhado para proporcionar o aumento do turismo na cidade. Entre as ações está a intermediação para ampliar o número de voos internacionais e para a criação de stopover nas conexões, por meio da Secretaria de Relações Internacionais (Serinter-DF) e da Secretaria de Turismo (Setur).

Além disso, a capital conta com rotas turísticas criadas pela Setur para auxiliar os turistas a aproveitarem a diversidade de experiências do DF. A coleção é composta por 15 rotas que traduzem a identidade da cidade. Entre as mais novas estão as rotas da uva e do cicloturismo. O conteúdo pode ser acessado pelo site ou nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs) onde há atendimento diário das 8h às 18h. As unidades estão localizadas na Casa de Chá (Praça dos Três Poderes), no Aeroporto Internacional de Brasília, na 308 Sul e na Rodoviária Interestadual de Brasília.

Ao longo de 2024, Brasília foi sede de eventos de grande porte que mobilizaram o turismo e impulsionaram a economia, como a ABAV Expo, maior feira de turismo da América Latina; o Rally dos Sertões BRB, competição que pela primeira vez teve largada e chegada na cidade; os jogos do Campeonato Brasileiro e da Seleção Brasileira; e os shows internacionais, a exemplo de Bruno Mars e Andrea Bocelli. A capital federal já está confirmada como cidade-sede da próxima Copa do Mundo de Futebol Feminina, quando receberá oito partidas da competição.

<
plugins premium WordPress