Neste domingo (4/6), o governador Ibaneis Rocha (MDB) saiu em defesa da Capital Federal após o ministro-chefe da Casa Civil deferir críticas à Brasília.
“Agora sabemos de onde partiu o ataque ao Fundo Constitucional”, observou Ibaneis, lembrando a pressão do Palácio do Planalto para que o relator do arcabouço fiscal, Cláudio Cajado (PP), baiano como o ministro.
Ao falar em ataque ao Fundo Constitucional do DF (FCDF), Ibaneis refere-se à inclusão do dispositivo no teto do novo regime fiscal, o que ameaça a manutenção de serviços essenciais da capital do país.
Durante evento na Bahia, o ministro, Rui Costa afirmou que Brasília é uma “ilha da fantasia”. “Aquele negócio de botar a capital do país longe da vida das pessoas, na minha opinião, fez muito mal ao Brasil”, disse o ministro.
Rui Costa argumentou que a capital deveria ter ficado em uma cidade onde fosse possível ver favelas, “gente pedindo comida” e “gente desempregada” no caminho para o trabalho.
“Era melhor ter ficado no Rio de Janeiro, ou ter ido para São Paulo, para Minas ou Bahia, para que quem fosse entrar num prédio daquele, ou na Câmara dos Deputados ou Senado, passasse, antes de chegar no seu local de trabalho, numa favela, embaixo de viaduto, com gente pedindo comida, vendo gente desempregada”, argumentou.
Repercussão negativa
Até mesmo o líder do Partido dos Trabalhadores (PT), o deputado Chico Vigilante (PT) proferiu críticas ao ministro, ele disse que suas palavras demonstram “um completo desconhecimento da capital federal”, e o convidou a conhecer a cidade.
Os deputados distritais Pastor Daniel de Castro (PP), Joaquim Roriz Neto (PL) e Thiago Manzoni (PL) enviaram um ofício ao presidente Lula pedindo a demissão.
Já a deputada Bia Kicis afirmou que “Não é de surpreender que um dos gestores mais incompententes do Brasil fale sem conhecimento de causa sobre Brasília”. “Saia dos palácios, Rui, misture-se ao povo na rodoviária do Plano Piloto, na feira do produtor na Ceilândia, nos parques da cidade, conheça Brasília e nos poupe das suas falas preconceituosas”, afirmou Bia.
O deputado Federal Alberto Fraga (PL-DF) soltou uma nota em que diz ser um absurdo as falas do ministro de Lula da Silva. “É um discurso para esconder o péssimo governo que ele fez na Bahia. Não conhece a realidade do DF e perdeu uma excelente oportunidade de ficar calado”, disse o parlamentar.