Ferramentas digitais facilitam emissão de certidões para taxistas no DF

Foto: Divulgação/Semob-DF

Os taxistas do Distrito Federal já podem fazer o recadastramento anual e a emissão de certidões de impostos sobre produtos industrializados (IPI), sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS) e sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) no conforto de suas casas ou enquanto aguardam a chamada de um passageiro, pelo celular. O serviço foi criado pela Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF), que disponibilizou um sistema eletrônico que dispensa a entrega da documentação física, presencialmente.

Para acessar a ferramenta, o taxista deve fazer login na conta GOV.BR, e toda a documentação deve ser anexada por meio digital. O taxista também receberá eletronicamente a aprovação (ou não) da sua documentação. O site pode ser acessado por meio deste link.

Um dos primeiros a utilizar o processo virtual foi Genildo Moraes, que trabalha como taxista desde 2004. O motorista compareceu ao Ponto de Apoio, no Aeroporto de Brasília, onde profissionais da Semob auxiliaram nos primeiros acessos. Em menos de dez minutos, Genildo saiu com a sua autorização impressa.

“É muito bom. Você pode fazer de casa mesmo, deitado na sua cama você já pode fazer. Ou enquanto espera um passageiro dentro do carro mesmo. A gente perdia tempo, e tempo para a gente é dinheiro”, avaliou o taxista.

De acordo com o subsecretário de Serviços da Semob, Mauro Sérgio Almeida Fatureto, o Governo do Distrito Federal (GDF) está trazendo melhorias para os permissionários, ao passo que moderniza o sistema. “O atendimento virtual vem para agilizar e atualizar nosso atendimento, beneficiando os taxistas que rodam todos os dias no Distrito Federal. E isso foi possível também graças à integração entre os sistemas governamentais, que permite a troca de informações entre diferentes órgãos para a verificação e emissão dos documentos”, explicou o gestor.

O serviço está disponível para acesso tanto em computadores como por meio de celulares, sem a necessidade de baixar um aplicativo. Contudo, o atendimento presencial será mantido para casos excepcionais, como erro do sistema. No futuro, os serviços também beneficiarão os motoristas por aplicativo.

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