Em uma ação conjunta, mais de 60 policiais civis deflagraram nesta quarta-feira (13/11) a Operação Gangue do Padê, visando desarticular uma rede de tráfico de drogas que atuava em diversas regiões do Distrito Federal.
De acordo com a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), as investigações, que duraram cerca de dez meses, apontaram para uma organização criminosa responsável pela distribuição de cocaína, maconha e outras drogas em várias regiões administrativas, incluindo Samambaia, Ceilândia, Planaltina, Recanto das Emas e Águas Lindas de Goiás.
Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em diversos endereços. Três pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas e os policiais apreenderam entorpecentes, balanças de precisão, celulares, máquinas de cartão de crédito e outros materiais utilizados na atividade criminosa.
Uma descoberta curiosa ocorreu em uma quadra da Asa Norte: os policiais encontraram brownies com maconha, em um endereço próximo a outro onde, no dia anterior, foram apreendidos brigadeiros com a mesma substância. Essa prática, conhecida como “comestibles”, vem sendo utilizada por traficantes para disfarçar a venda de drogas e atrair novos consumidores.
A investigação revelou que a quadrilha utilizava plataformas digitais para se comunicar com os clientes e realizar as vendas, facilitando a expansão do seu negócio ilícito. Os criminosos utilizavam apelidos e nomes relacionados às drogas para dificultar a identificação e o rastreamento das operações.
Os presos serão indiciados pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, podendo pegar até 25 anos de prisão. A operação é resultado de um trabalho conjunto entre diversas equipes da Polícia Civil, demonstrando a eficiência das ações de combate ao tráfico de drogas no Distrito Federal.