O Governo do Distrito Federal (GDF) deu um importante passo para implantar um novo sistema de estacionamento na capital com o lançamento da licitação para a implantação da Zona Verde. A iniciativa, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) nesta sexta-feira (20/12), prevê a contratação de uma empresa privada para gerenciar o sistema de estacionamento rotativo pago em diversas regiões da cidade.
A Zona Verde abrangerá áreas de grande movimento, como as quadras comerciais da Asa Sul e Asa Norte, Sudoeste, SIG, SIA, setores bancário, comercial e de autarquias, além da Esplanada dos Ministérios, Eixo Monumental e bolsões próximos a estações de metrô e BRT. A concessão do serviço terá duração de 20 anos.
A implantação do sistema de estacionamento rotativo tem como objetivo principal melhorar a mobilidade urbana em Brasília, reduzindo o tempo de procura por vagas, aumentando a rotatividade dos veículos e incentivando o uso de transporte público e outros meios de locomoção mais sustentáveis.
A empresa vencedora da licitação será responsável por todas as etapas do projeto, desde a instalação da infraestrutura necessária até a operação e manutenção dos estacionamentos. A previsão é que o edital seja publicado na próxima semana, dando início ao processo de seleção da empresa que irá gerenciar a Zona Verde.