“Nós temos feito de Brasília a cidade do esporte” diz Ibaneis

Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Os investimentos e os esforços do Governo do Distrito Federal (GDF) para fortalecer o segmento esportivo na capital federal foram destacados pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) na noite desta terça-feira (27/8) durante a solenidade de apresentação da nova composição do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD), que ocorreu na Casa do Futebol, sede da Confederação Brasileira de Futebol, no Lago Sul.

“Nós temos feito de Brasília a cidade do esporte. Sexta-feira nós tivemos aqui o lançamento do Rally dos Sertões. Estamos trazendo grandes eventos com apoio da sociedade civil e com apoio do futebol”, afirmou. Nos últimos meses, a capital também recebeu o Festival de Areia de Brasília, campeonato de vôlei de praia e futevôlei, e o Torneio Mundial de Beach Tennis, além de jogos dos campeonatos de futebol masculino.

A intenção do governador agora é transformar a Arena BRB Mané Garrincha no estádio oficial da Seleção Brasileira de Futebol. O primeiro passo já foi dado: a capital será palco em 15 de outubro do jogo entre Brasil e Peru pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de Futebol Masculino de 2026, nos Estados Unidos, Canadá e no México. Além disso, em 2027, Brasília será uma das cidades sedes da Copa do Mundo de Futebol Feminino.

“O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, tem nos brindado com tantas coisas boas. Agora em outubro teremos um jogo da Seleção aqui em Brasília pelas Eliminatórias da Copa. Nós estaremos aqui no nosso estádio. Quero ainda transformar o Estádio Nacional Mané Garrincha no estádio da Seleção Brasileira. Isso para mim é um sonho que tenho e que vou trabalhar junto com o senhor para que possamos fazer isso”, completou.

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, disse que a confederação tem trabalho para descentralizar o futebol brasileiro e que Brasília está entre os planos. “A CBF vai estar cada vez mais em Brasília. Estive hoje lá no estádio e gostamos do que vimos [em referência a troca do gramado]. Quero agradecer, em nome do futebol brasileiro, as tratativas e todo o trabalho e empenho que o senhor tem feito para que essa praça esportiva possa ter mais eventos esportivos dentro da estrutura de Brasília. Vamos cada vez mais estar colocando a Seleção Brasileira para estar jogando em Brasília”, disse.

Para o presidente da confederação, o estádio brasiliense tem potencial para se transformar no cenário oficial da Seleção Brasileira com o objetivo de aproximar o time dos brasileiros em função da localização privilegiada. “Esse estádio pode se tornar no futuro, o estádio da Seleção Brasileira. É central e daqui a gente vai fazer o trabalho da seleção para todo o Brasil”, comentou.

Justiça Desportiva

Sobre os novos membros do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol, Ibaneis Rocha reforçou ser um homem do Judiciário e que trabalha em defesa da Justiça e ainda lembrou a presença do filho primogênito Caio Carvalho Rocha que integra a vice-presidência da 4ª Comissão Disciplinar: “Não posso deixar de abrir esse momento sem agradecer ao meu filho Caio. Ele é muito dedicado e muito empenhado”.

O atual presidente do STJD, Luís Otávio Veríssimo Teixeira, classificou a solenidade, que reuniu autoridades e representantes de clubes de futebol, como um momento para reforçar o compromisso dos novos integrantes com os desafios do futebol. “Temos hoje uma atuação assídua, corajosa, diligente e compromissada em relação às diretrizes que o presidente Ednaldo definiu para o futebol, como o combate ao ódio e a discriminação e a preocupação em relação a manipulação de resultados, um desafio internacional. Aqui faço votos pela confiança nesta composição que hoje é apresentada”, defendeu.

O presidente da CBF fez questão de ressaltar a importância da renovação da nova gestão do STJD para os avanços do futebol brasileiro. “O presidente Luís tem feito um trabalho onde está buscando os novos auditores, tanto plenos, como nas comissões. Valorizando cada vez mais a mulher. Isso nós queremos destacar e ficamos muito felizes quando começaram as discussões da composição dos tribunais. A CBF já tinha a sua meta de ter mulheres participando para elas cada vez mais estarem em postos significantes, por serem dignas e terem competência para que possam fazer diferente”, comentou.

<
plugins premium WordPress