Na noite desta quinta-feira (28), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) deu início à Operação Boas Festas de 2024 com uma blitz em Águas Claras. A ação, realizada entre 21h30 e 23h30, teve como principal objetivo promover a segurança viária e intensificar a fiscalização para prevenir infrações de trânsito durante as festas de fim de ano.
Durante a operação foram realizadas 220 abordagens e 220 testes de etilômetro. Os agentes flagraram quatro condutores inabilitados, oito motocicletas com escapamento alterado e registraram 10 infrações por motivos diversos. Ao todo, cinco veículos foram removidos para o depósito.
A operação contou com um total de 14 agentes de trânsito do Detran, distribuídos em sete viaturas, além do apoio de uma viatura da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), uma da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e dois guinchos do Departamento.
Operação Boas Festas
No período festivo de fim de ano, o consumo de bebida alcoólica aumenta consideravelmente e, como dirigir sob efeito de álcool é um dos principais fatores de risco dos sinistros de trânsito com vítimas fatais, o principal foco da operação Boas Festas será o combate à direção sob influência de álcool, sem deixar de observar também outras irregularidades que trazem graves riscos de sinistros.
Estão previstas 1,3 mil ações de fiscalização, sendo 80 do tipo blitz, 370 patrulhamentos ostensivos com abordagens e 850 pontos de demonstração. O trabalho dos agentes ocorre de forma preventiva e, também, com pontos bloqueios e grandes blitzes diurnas e noturnas em todas as regiões administrativas do DF.