A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Divisão de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM/CORF), deflagrou, no dia 12/11, a Operação Sockpuppet destinada a bloqueio de site que distribuía ilegalmente jogos digitais e causava grande prejuízo a indústria de games.
Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, em Anápolis/GO e Brasília/DF, e apreendidos dispositivos informáticos que, em um primeiro olhar, já apresentavam evidências da prática criminosa, tais como negociações indevidas de jogos, dados de outrem e imagens de documentos falsos.
Os investigados adquiriam licenças diretamente com os fabricantes mas, depois, vendiam cópias contrafeitas dos jogos a terceiros. Cada licença não autorizada reproduzida significa que uma licença legitima deixou de ser comercializada.
Trata-se de uma das plataformas de vendas de jogos ilegais mais visitadas no Brasil, com cerca de 66 mil acessos entre janeiro e maio de 2024, que disponibilizava mais de 1.000 links de jogos digitais contrafeitos, e que gerou prejuízo estimado de R$ 1,1 milhão (um milhão e cem mil reais) aos detentores dos direitos autorais.
As investigações contaram com o apoio do CIBERLAB/MJSP, no âmbito da Operação 404.7, e evidenciam a relevância da colaboração entre diferentes órgãos no combate à pirataria digital.
Demonstrando o compromisso com a proteção da propriedade intelectual, a PCDF adverte que a pirataria digital causa concorrência desleal aos legítimos titulares de direitos de jogos online e prejuízos a toda cadeia produtiva, aos cofres públicos e ao desenvolvimento econômico do país, servindo ainda como instrumento financiador do crime organizado.