PCDF prende quatro por parcelamento irregular e dano ambiental em condomínio

Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Combate à Ocupação Irregular do Solo e aos Crimes contra a Ordem Urbanística e o Meio Ambiente (Dema), deflagrou na manhã desta sexta-feira (4/10) a segunda fase da Operação Fim da Linha. O objetivo foi combater um novo avanço do parcelamento irregular do solo e danos ambientais no Condomínio Mansões Bougainville, em Sobradinho.

A área em questão, localizada na Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio São Bartolomeu, possui grande importância ambiental, abrigando olhos d’água, solo hidromórfico, buritis, veredas, murundus e pequenas lagoas. Desde 2012, a região vem sofrendo com a ação de criminosos que promovem o parcelamento irregular do solo para fins urbanos, desrespeitando as leis ambientais e colocando em risco o equilíbrio ecológico da região.

Segundo a PCDF, na operação desta sexta-feira, quatro pessoas foram presas em flagrante enquanto realizavam a impermeabilização do solo e construíam residências de forma irregular. Além disso, um veículo utilizado nos crimes ambientais foi apreendido.

A Dema ressaltou que a região já foi alvo de diversas operações policiais nos últimos anos, como a Operação Gaia, em junho de 2023, e a primeira fase da Operação Fim da Linha, em agosto de 2024. No entanto, a pressão sobre a área continua, demonstrando a necessidade de ações contínuas para coibir a criminalidade ambiental.

<
plugins premium WordPress