PCDF prende suspeitos de fraudar sistema do Detran e revender carros de forma ilegal

Foto: Divulgação/PCDF

A Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da 16ª Delegacia de Polícia (Planaltina), realizou na manhã desta quinta-feira (14/11) a Operação Backdoor, que cumpriu três mandados de prisão preventiva contra integrantes de um grupo suspeito de fraudar o sistema do Detran-DF e lucrar com a revenda ilegal de veículos.

De acordo com as investigações, o líder da organização acessava o sistema do Detran usando credenciais de servidores, obtidas de forma fraudulenta pela plataforma Gov.br. As invasões eram feitas, em geral, após o expediente, permitindo que o grupo retirasse multas, realizasse transferências irregulares e alterasse informações administrativas sem que os verdadeiros servidores percebessem. Até agora, foram identificadas fraudes envolvendo pelo menos 15 funcionários públicos.

O esquema funcionava de forma estruturada: um dos integrantes alugava carros de terceiros e de locadoras, que eram repassados a três vendedores. Eles revendiam os veículos a compradores de boa-fé após concluírem as transferências no sistema de maneira ilícita.

Durante o cumprimento dos mandados, os policiais apreenderam cinco veículos, entre eles duas BMW e uma Porsche, além de bolsas de luxo e outros itens de alto valor, usados para lavar o dinheiro obtido nas fraudes. A PCDF também identificou indícios de que o grupo reinvestia parte dos lucros por meio de agiotagem.

A operação mobilizou 45 policiais civis e foi realizada em Planaltina (DF), Vicente Pires (DF), Jardim Botânico (DF), Planaltina (GO) e Formosa (GO).

O nome “Backdoor” faz referência ao termo usado na área de tecnologia para indicar um acesso clandestino, alusão à forma como os criminosos invadiam o sistema do Detran-DF para manipular dados.

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.