Supermercado na Candangolândia é flagrado furtando energia que daria para abastecer 2 mil casas

Foto: Divulgação/Neoenergia

Um supermercado na Candangolândia  foi flagrado suspeito de furtar energia equivalente ao consumo mensal de 2 mil residências. A operação batizada de “Cesta Básica”, realizada em parceria da Neoenergia com a 11ª Delegacia de Polícia.

De acordo com a Neoenergia, esse supermercado apresenta um histórico de irregularidades – só em 2022, o estabelecimento foi autuado em outras seis oportunidades pela distribuidora. Ele estava cortado, mas ligado de forma clandestina, por conta de um débito existente com a concessionária, com mais de 10 faturas pendentes, totalizando o valor de R$ 16 mil.

O mercado foi novamente desligado, está fechado e só será regularizado após o pagamento desses débitos. Uma pessoa foi conduzida à delegacia para prestar depoimento. Os responsáveis vão responder no âmbito criminal.

“A Neoenergia Brasília tem atuado, diariamente, nas ações de combate ao furto de energia. A Polícia Civil vem trabalhando em parceria com a distribuidora e tem um papel fundamental na assertividade e eficiência das operações”, explica Gustavo Álvares, diretor-superintendente de Relacionamento com o Cliente da Neoenergia Brasília. “A distribuidora segue atenta e as fiscalizações vão continuar em todo o Distrito Federal”, finaliza o executivo.

O local foi mapeado após análise do centro de inteligência da Neoenergia Brasília e de fiscalizações em campo. Para identificar as unidades como possíveis consumidoras irregulares, a distribuidora utiliza softwares associados a sensores inteligentes que controlam o fluxo de energia elétrica na rede de distribuição, auxiliando as ações de investigação em campo. Esses sistemas permitem uma maior assertividade das operações de combate ao furto de energia.

Crime

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal.

Denúncia

A Neoenergia reforça que o apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a concessionária. As denúncias são feitas, de forma anônima, nos  canais de atendimento, por meio do telefone 116 ou presencialmente em uma de nossas lojas de atendimento.

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