A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) abriu uma investigação para identificar a motivação e a possível responsabilidade criminal de um jovem que publicou, entre quarta (26) e quinta-feira (27), três vídeos entregando facas a pessoas em situação de rua em diferentes regiões do DF. O caso é apurado pela 6ª Delegacia do Paranoá.
Os vídeos ganharam grande repercussão nas redes sociais. Apenas o primeiro, divulgado na quarta-feira (26), ultrapassou 2 milhões de visualizações. Em todas as postagens, o jovem aparece com a legenda “deixando o Brasil mais seguro” enquanto se aproxima de moradores de rua e entrega facas ainda embaladas. Em uma das gravações, ele deixa o objeto ao lado de um homem que dormia na calçada.
A Polícia Civil considera a conduta de alto risco para a ordem pública, já que poderia provocar situações violentas. Após analisar as imagens, equipes da 2ª Delegacia de Polícia (Asa Norte) identificaram o jovem, que se apresenta nas redes sociais como Nex. Ele foi intimado para prestar esclarecimentos, e todo o material foi anexado ao sistema oficial da corporação.
Nas gravações, o jovem aparece em diferentes pontos do DF. No primeiro vídeo, publicado na terça-feira (25/11), ele aborda um homem em situação de rua em frente a um supermercado no Paranoá e entrega a faca diretamente ao morador.
As investigações seguem em andamento para determinar se houve crime e quais medidas poderão ser tomadas.









