Vídeo: Operação combate núcleo do PCC envolvido em roubos e homicídios no DF

Foto: Divulgação/PCDF

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Repressão ao Crime
Organizado, do Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACO/DECOR), e da 18ª DF (Brazlândia), com apoio do Núcleo de Fiscalização do Sistema Penitenciário do Ministério Público do Distrito Federal (Nupri/MPDFT), desencadeou na manhã desta quarta-feira (30), a Operação Concórdia.

A ação visa impedir a reestruturação de célula brasiliense de facção criminosa paulista e coibir a atuação de seus integrantes em crimes como homicídios, extorsões, roubos, tráfico de drogas e de armas praticados em diversas regiões administrativas do Distrito Federal.

Ao todo, foram expedidos pelo Poder Judiciário 14 (quatorze) mandados de prisão
temporária e 16 (dezesseis) mandados de busca e apreensão a serem cumpridos nas Regiões
Administrativas de Samambaia, Areal, Sol Nascente, Itapoã, Ceilândia, todas no Distrito Federal, além de Planaltina de Goiás e Jardim ABC, em Goiás.

A ação decorre da análise de provas apreendidas em poder de membros da referida facção criminosa, quando da deflagração de outra operação policial que investigava o direto envolvimento de faccionados em crimes de extorsão e de tráfico de drogas na região administrativa de Brazlândia.

Os dados extraídos dos dispositivos eletrônicos revelaram que os investigados promoveram, financiaram e integraram uma organização criminosa estruturada e dividida em tarefas,
com o objetivo de obter vantagens econômicas e imateriais por meio de diversas infrações penais, incluindo tráfico de drogas e extorsões. Os relatórios da investigação apontam que a organização criminosa, apesar de ser única, se divide em várias “células”, cada uma com autonomia e estrutura própria, com a finalidade de impulsionar controle sobre a massa carcerária, monopólio da violência nos presídios e expansão de atividades criminosas dentro e fora das prisões.

As medidas adotadas pela PCDF refletem um compromisso constante com a investigação
e com o combate a facções criminosas que buscam se estabelecer no Distrito Federal. Essa atuação policial é mais um passo significativo na manutenção da segurança e ordem pública na capital, demonstrando o comprometimento das autoridades em enfrentar e neutralizar ameaças criminosas que afetam a sociedade brasiliense.

Na ação de hoje, em que foram mobilizados mais de 70 (setenta) policiais civis das duas
delegacias envolvidas, também ocorreu o apoio da Divisão de Inteligência Policial da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (DIP/SEAPE) e da Polícia Civil do Estado Goiás (PCGO).

A operação da PCDF também ocorre no contexto da 2ª Edição da Operação Renorcrim, uma iniciativa da Rede Nacional de Unidades Especializadas de enfrentamento das Organizações Criminosas (Renorcrim), coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi).

Veja:

plugins premium WordPress
Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.