Nesta terça-feira (27/5), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) publicou o edital de licitação para as obras de saneamento no bairro Santa Luzia, na Estrutural. O investimento é de aproximadamente R$ 92 milhões. A iniciativa pretende atender a uma demanda antiga da comunidade, que é considerada uma das regiões do DF que mais necessita de infraestrutura, com a implantação de redes de água tratada, esgoto, drenagem e pavimentação.
O projeto inclui a instalação de 46,5 mil metros de rede de abastecimento de água, cobrindo os 89 hectares do assentamento. A rede de esgoto terá 35 mil metros e contará com duas estações elevatórias, que levarão os resíduos para a Estação de Tratamento de Esgoto Norte, em Brasília.
Serão construídos também cinco mil metros de galerias de águas pluviais, bacias de absorção e pavimentação asfáltica e intertravada nas vias do bairro. Todas as etapas da obra terão ações sociais e de educação sanitária e ambiental, com a participação de vários órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF).
Atualmente, Santa Luzia não possui redes de água e esgoto. A área, que fica ao lado do Parque Nacional de Brasília, é considerada ambientalmente sensível. Por ser uma Área de Relevante Interesse Social (Aris) em processo de regularização, o GDF pode iniciar a instalação da infraestrutura urbana.