A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou na manhã desta segunda-feira (01/07) a Operação Nocaute, conduzida pela 35ª Delegacia de Polícia (Sobradinho II), para desmontar uma organização criminosa suspeita de fraude eletrônica que atua no DF desde 2020.
Segundo a investigação, o grupo aplicava golpes em empréstimos consignados, enganando pelo menos 31 pessoas e movimentando cerca de R$ 2,6 milhões — com indícios de que o prejuízo total possa ultrapassar R$ 9 milhões.
A Justiça determinou o cumprimento de oito mandados de prisão preventiva e nove de busca e apreensão em diversas regiões administrativas.
De acordo com a Polícia Civil, os investigados se passavam por financeiras, acessavam informações sobre contratos de empréstimo já existentes e ofereciam supostos descontos na portabilidade das parcelas, prometendo redução de até 20% no valor mensal, sem alterar o número de parcelas.
Para dar aparência de legalidade, as vítimas eram induzidas a assinar novos contratos e transferir o valor para contas de empresas usadas pela quadrilha. Somente após alguns meses as pessoas percebiam o golpe, ao constatarem que a promessa não era cumprida.