Trump diz que Brasil “não tem sido bom” com EUA e promete nova tarifa

Foto: Reprodução/Instagram

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o Brasil “não tem sido nada bom” para o país norte-americano, e por isso anunciou que vai impor novas tarifas aos brasileiros entre esta quarta (9) e esta quinta-feira (10). A declaração ocorreu durante almoço multilateral com líderes da África Ocidental na Casa Branca.

– O Brasil, por exemplo, não tem sido bom conosco, nada bom. Vamos divulgar um número referente ao Brasil, acho que ainda esta tarde ou amanhã de manhã – antecipou.

O chefe do Executivo norte-americando adicionou que as taxas anunciadas nesta semana estão fundamentadas em “fatos muito significativos” e no histórico passado.

A fala do republicano ocorre no mesmo dia em que ele divulgou uma série de cartas com tarifas adicionais a seis países. São eles: Argélia, Brunei, Iraque, Líbia, Moldávia e Filipinas. As tarifas mínimas para produtos importados variam de 25% e 40% a depender da nação, e entrarão em vigor no dia 1° de agosto.

Na última segunda (7), o chefe da Casa Branca enviou cartas semelhantes a outros 14 países, entre eles o Japão e a Coreia do Sul, e prometeu outras ao longo dos próximos dias.

Apesar da declaração negativa de Trump sobre o Brasil, o presidente não chegou a especificar quais fatos significativos o levaram a decidir taxar o país.

Fora do contexto econômico, há um mal-estar entre o presidente e o Poder Judiciário brasileiro. Trump se pronunciou em razão do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por suposta tentativa de golpe de Estado.

Trump falou sobre o caso duas vezes esta semana, dizendo que há uma “caça às bruxas” em curso no Brasil e advertindo para que deixem o ex-presidente “em paz”.

Outro fator de indisposição recente é o engajamento do Brasil no Brics, bloco econômico que o país integra junto da Rússia, China, África do Sul, Índia, entre outras nações do chamado Sul Global. Para o presidente dos EUA, há um espírito antiocidental no bloco e visões que contrariam os interesses dos norte-americanos. O Rio de Janeiro sediou, no início desta semana, a cúpula dos líderes do grupo.

plugins premium WordPress
Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.