O procurador-geral da República, Paulo Gonet, deve apresentar na próxima segunda-feira (14/07) o parecer final no processo que investiga o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados na ação penal 2.668. O documento deve incluir um pedido de condenação do núcleo ligado ao ex-mandatário, acusado de articular uma suposta trama golpista para mantê-lo no poder.
De acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira (11/07), Gonet apresentará as alegações finais do caso, detalhando provas e fundamentos jurídicos para embasar o pedido de condenação. A possibilidade de absolvição de algum dos investigados é considerada remota, segundo apuração do jornalista Luiz Bacci.
Após a manifestação do Ministério Público, a defesa do ex-ajudante de ordens Mauro Cid, que firmou acordo de colaboração premiada, terá 15 dias para se manifestar. Em seguida, as defesas de Bolsonaro e de outros envolvidos também apresentarão suas alegações dentro do prazo legal.
O caso é um dos principais processos que atingem o ex-presidente e pode ter impacto direto em sua elegibilidade e no futuro político do grupo aliado.