A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) apreendeu, na manhã deste sábado (9/8), cerca de 360 quilos de proteína animal durante fiscalização no Jungle Food Festival, evento de gastronomia e música realizado no Estádio Nacional Mané Garrincha. Entre o material recolhido, estavam 300 kg de carne bovina e 57,8 kg de carne de jacaré.
Segundo a Polícia Militar do DF (PMDF), que apoiou a operação, as carnes estavam “sem a devida conformidade legal para depósito e comercialização”. Um homem foi autuado. O jacaré, espécie nativa protegida por lei, só pode ter sua carne comercializada se for proveniente de criadouros registrados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O produto apreendido foi encaminhado para os procedimentos legais cabíveis. A ação contou também com a participação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Instituto Brasília Ambiental, Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), Secretaria de Agricultura do DF (Seagri-DF) e Ibama.
As autoridades informaram que a ocorrência foi “pontual e restrita a um expositor” e que o festival seguiu normalmente após a intervenção.
Em nota, a organização do Jungle Food Festival afirmou possuir “todas as licenças exigidas pelos órgãos competentes” e reforçou que cumpre “rigorosamente as normas sanitárias vigentes”. O comunicado destacou ainda que o evento “segue colaborando integralmente com os órgãos fiscalizadores” e mantém o foco em oferecer “qualidade, segurança e entretenimento de alto nível” ao público.