Trump cita Brasília entre capitais violentas ao anunciar intervenção federal em Washington

Foto: Casa Branca dos EUA/YouTube/Reprodução

Nesta segunda-feira (11), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, citou Brasília como exemplo de “capital violenta” em um discurso para anunciar uma intervenção federal na segurança de Washington, capital dos EUA.

A medida foi justificada por Trump como uma resposta à “trágica emergência de segurança” na cidade – o que, segundo a prefeita do distrito de Colúmbia, não condiz com as estatísticas oficiais desde 2023.

Segundo Trump, a criminalidade na capital dos Estados Unidos superou a registrada em outras capitais nacionais – além de Brasília, ele citou Bogotá (Colômbia), Cidade do Panamá, Cidade do México e Bagdá (Iraque).

“Olhando os números temos alguns gráficos com diferentes cidades ao redor do mundo: Bagdá, Panamá, Brasília, San José, Bogotá, Cidade do México, Lima… [Em comparação a todos] nós dobramos ou triplicamos [a taxa de criminalidade]. Vocês querem viver em lugares como esses? Eu acredito que não”, diz Trump.

Na imagem mostrada por Trump, a capital americana possui um índice de 41 homicídios a cada 100 mil habitantes, enquanto cidades como Lima, no Peru, aparece com 7 homicídios na mesma proporção, Bogotá, na Colômbia, com 11, Cidade do México, no México, com 8 e Brasília, com 13 homicídios a cada 100 mil habitantes.

A informação apresentada pelo presidente americano em relação ao Distrito Federal diverge dos dados consolidados pela Secretaria de Segurança Pública.

O balanço da pasta apontou que, em 2024, foram registrados 6,8 homicídios por grupo de 100 mil habitantes, índice mais baixo desde 1977, que teve 14/100 mil, portanto é a menor taxa desse tipo de crime em 48 anos.

Segundo Trump, a cidade de Washington tem sido comparada com capitais descritas como “os piores lugares do mundo”.

“Nós queremos segurança em Washington. Você quer poder viver na sua casa ou apartamento e se sentir seguro para ir até uma loja comprar um jornal ou alguma outra coisa. Você não tem isso mais. A taxa de homicídios em Washington é maior que em Bogotá, Cidade do México e em outros lugares que você escuta dizer sobre serem os piores lugares do mundo. [As taxas] são muito maiores”, disse Trump.

Intervenção federal em Washington

O anúncio de uma emergência federal sobre a segurança de Washington foi feito nesta segunda-feira (11).

O presidente norte-americano afirmou que vai enviar cerca de 800 tropas da Guarda Nacional e controlará a polícia da cidade. Uma ordem executiva assinada por ele afirma que “o crime está fora de controle” na cidade.

Washington D.C. fica no distrito de Colúmbia, região administrativa dos EUA que funciona sob regime especial. A prefeita de Colúmbia, Muriel Bowser, uma democrata, nega a emergência citada por Trump, reiterando que a criminalidade no distrito caiu desde 2023. Bowser é a principal autoridade executiva da cidade e exerce funções equivalentes às de governadora.

A Guarda Nacional é uma força híbrida vinculada ao Exército dos EUA, com função estadual e federal. Normalmente opera sob comando dos estados, com financiamento dos governos locais. Às vezes, os soldados são enviados para missões federais, ainda sob comando estadual, mas com recursos federais.

A medida de Trump ocorre após Trump expressar algumas vezes, desde que retornou à Casa Branca em janeiro, o desejo de colocar Washington D.C. sob controle federal.

 

 

 

 

Com informações da CNN e G1

plugins premium WordPress
Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.