Mais de 3 mil luminárias de LED são instaladas no DF

Foto: Gilberto Alves/CEB Ipes

O plano de modernização da iluminação pública do Distrito Federal, da CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB Ipes), chega a endereços de três regiões administrativas. Sol Nascente, Ceilândia e Taguatinga receberão, ao todo, 3.059 novas lâmpadas, mais modernas e seguras.

O LED oferece mais durabilidade, melhor reprodução das cores e menor consumo de energia elétrica, além de contribuir para o aumento da sensação de segurança nas ruas. Segundo dados técnicos da CEB Ipes, a economia no consumo pode chegar a 40%, com redução significativa de falhas e necessidade de trocas.

Além dos benefícios técnicos, a modernização contribui para a sustentabilidade. As luminárias de LED utilizam menos energia elétrica e demandam menos manutenção, reduzindo custos para os cofres públicos e o impacto ambiental.

Às vésperas do aniversário do Sol Nascente, a CEB Ipes anunciou a instalação de mais 555 luminárias de LED na cidade. Os novos equipamentos, de 70 e 40 watts, serão implantados principalmente em ruas residenciais, ampliando a cobertura e melhorando a qualidade da iluminação pública.

As instalações vão contemplar as proximidades das chácaras 67, 71 e 181, além da região das chácaras 142 e 143. O reforço no parque de iluminação é parte de um projeto mais amplo que vem transformando a realidade da região. Somente em 2025, já foram instaladas cerca de 2 mil luminárias de LED no Sol Nascente.

O objetivo é que, até o fim do ano, toda a região administrativa esteja 100% atendida por essa tecnologia, substituindo os antigos modelos de vapor de sódio, menos eficientes e com maior necessidade de manutenção.

Ceilândia, a região administrativa mais populosa do Distrito Federal, também ficará mais bem iluminada e vai receber 904 novas luminárias de LED. A iluminação mais moderna será instalada nas quadras QNN 4 a 10 e QNN 1 a 9.

Em Taguatinga, o acréscimo será de 1.600 luminárias, beneficiando diversos setores da região administrativa. A ação contempla as quadras QNL e QNJ, QND 01 a 60, QNE 02 a 33, QNF 03 a 24, além das quadras QNB 01 a 18 e QNC 12 a 15.

Com a conclusão das obras em Taguatinga, milhares de moradores passam a contar com ruas mais claras e espaços públicos mais convidativos, reforçando a importância da iluminação como elemento transformador da vida urbana.

“Iluminação pública é também um exercício de cidadania e do uso adequado dos espaços públicos — quando os ambientes estão bem iluminados, as pessoas se sentem mais seguras para circular, ocupar praças, caminhar e interagir com a comunidade”, completa o diretor de Modernização da CEB Ipes.

plugins premium WordPress
Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.