PCDF prende dupla suspeita de fraude bancária com uso de dados de terceiros

Foto: Divulgação/PCDF

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu em flagrante, nesta quarta-feira (13/8), duas mulheres acusadas de integrar um esquema de fraude bancária que utilizava dados de terceiros para realizar alterações cadastrais e movimentações financeiras ilícitas.

A ação, batizada de Operação Liveness, foi conduzida pela Divisão de Análise de Crimes Virtuais (DCV/CORF), vinculada ao Departamento de Polícia Especializada (DPE) .

Segundo as investigações, o grupo burlava sistemas de autenticação biométrica para se passar por clientes legítimos, efetuar cadastros e, em seguida, realizar saques e transferências. A apuração começou após uma instituição financeira identificar alterações irregulares na biometria de correntistas, feitas dentro de um órgão público federal.

Nesta semana, um novo alerta levou os policiais a uma agência na Asa Sul, onde as suspeitas foram flagradas tentando cadastrar assinaturas e biometria fraudulentas. Elas portavam documentos e dados de terceiros e pretendiam movimentar valores que podem chegar a R$ 90 mil.

Durante a operação, foram apreendidos aparelhos celulares, o veículo utilizado pela dupla e extratos bancários de várias pessoas. A PCDF investiga a possível participação de um colaborador interno da instituição financeira, responsável por repassar informações sigilosas.

As presas vão responder por associação criminosa, estelionato mediante fraude eletrônica e falsa identidade — crimes cujas penas somadas ultrapassam 15 anos de prisão. Todo o material recolhido será periciado para reforçar as provas e identificar outros envolvidos.

O nome “Liveness” faz referência a um sistema de verificação usado por bancos para confirmar a identidade de clientes em cadastros biométricos, tecnologia que o grupo criminoso tentava burlar para concretizar as fraudes.

plugins premium WordPress
Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.