Uma operação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), realizada por investigadores da 3ª Delegacia de Polícia (3ª DP), prendeu quatro pessoas na manhã desta segunda-feira (18), na Estrutural. Eles são acusados de participar de um esquema de furto de cabos de energia e transmissão que vinha causando interrupções em serviços essenciais no Sudoeste e no Cruzeiro.
A investigação durou um ano e resultou no indiciamento de 16 pessoas. Durante a operação de hoje, nove mandados de prisão e busca foram cumpridos. A polícia apreendeu equipamentos de comunicação, ferramentas para cortar cabos e até coletes de agentes de telefonia, que eram usados como disfarce pelos criminosos.
As empresas da região tiveram um prejuízo superior a R$ 1 milhão só em 2025. A 3ª DP alerta que, além do prejuízo financeiro, os crimes também afetam a vida de pacientes em hospitais e em atendimento domiciliar (home care), devido à interrupção de serviços de comunicação e energia. Com a nova Lei 15.181/205, as penas para esse tipo de crime podem chegar a 15 anos de reclusão.