Em meio à repercussão dos indiciamentos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e o deputado Eduardo Bolsonaro — por suposta coação a autoridades no curso da ação penal sobre o golpe de Estado — a noite desta quarta-feira (20/8) ficou ainda mais movida com o anúncio do jornalista Paulo Figueiredo.
Segundo ele, em suas redes sociais, os vistos americanos do senador Rodrigo Pacheco (PSD–MG) e do ministro da Justiça Ricardo Lewandowski, além de seus respectivos familiares, teriam sido revogados pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos.
Figueiredo, que reside nos Estados Unidos e é aliado político de Eduardo Bolsonaro, afirmou que sua fonte é “indiscutível” e que a mesma havia antecipado revogações anteriores.
Ele ainda sugeriu que a medida teria caráter simbólico, como um recado a líderes legislativos como Hugo Motta e Davi Alcolumbre, por supostamente travarem processos de impeachment no Congresso.
Até o momento, no entanto, nenhuma notificação oficial foi recebida por Pacheco ou Lewandowski, conforme informaram suas assessorias.
. Ressalta-se que os Estados Unidos raramente confirmam publicamente revogações de vistos; na maioria dos casos, a pessoa só se dá conta da anulação ao tentar embarcar e ser barrada no check-in ou na imigração.