O Distrito Federal enfrentou, nesta sexta-feira (22/8), o dia mais seco de 2025. A menor umidade relativa do ar do ano, de apenas 9%, foi registrada às 17h, na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Brazlândia.
Desde as primeiras horas da tarde, a região já estava sob alerta laranja emitido pelo Inmet, que indicava possibilidade de índices entre 20% e 12%.
A baixa umidade aumenta o risco de queimadas e pode causar problemas de saúde, como ressecamento da pele, irritação nos olhos e desconforto nas vias respiratórias.
De acordo com os meteorologistas, agosto costuma apresentar clima mais seco e quente, favorecendo quedas bruscas na umidade.
Cuidados
O Inmet alerta que, em caso de baixa umidade, há risco potencial de incêndios florestais e à saúde das populações nesta região. Pode haver ressecamento da pele, dor de cabeça, risco de doenças pulmonares, desconforto nos olhos, boca e nariz. A recomendação é beber bastante líquido, não se expor ao sol nas horas mais quentes, umidificar os ambientes e hidratar a pele. Atividades físicas não são recomendadas. Há ainda uma indicação para não consumir bebidas diuréticas, como café e álcool