Adolescentes de 17 anos planejavam ataque a escola no DF

Imagem: Reprodução

Dois adolescentes de 17 anos, estudantes do 2º ano do ensino médio de uma escola pública do Distrito Federal, foram flagrados pela Polícia Civil (PCDF) planejando um massacre que ocorreria em setembro. O caso veio à tona após a coordenação da unidade escolar identificar vídeos e conversas suspeitas e acionar imediatamente as autoridades.

As investigações apontam que os jovens produziam armas artesanais e registravam em vídeo os preparativos para o ataque. Em gravações, eles falavam em “entrar para a história”, além de sugerirem que a data da ação coincidisse com o aniversário de um deles, como se fosse um “presente” sangrento.

Além do planejamento criminoso, os adolescentes cultivavam e propagavam conteúdos de ódio na internet. Criaram um site onde exaltavam o nazismo, faziam apologia a Adolf Hitler e disseminavam ataques contra mulheres, negros e pessoas LGBTQIAPN+. Nas redes sociais, incluindo o TikTok, chegaram a compartilhar vídeos ofensivos, alguns removidos por descumprirem regras da plataforma.

Em uma das gravações obtidas pela polícia, a dupla aparece desenhando uma suástica, fazendo saudações nazistas e gritando frases como “Heil, Hitler! Morte aos judeus”. Em outro momento, utilizam um artefato improvisado como lança-chamas para incendiar uma bolsa com as cores da bandeira LGBTQIAPN+, comemorando a ação como um “ensaio” do que fariam com as vítimas.

A polícia reuniu farto material comprobatório, incluindo transmissões, áudios e conversas em fóruns extremistas. Em algumas mensagens, os jovens demonstram interesse em adquirir armas de fogo de forma ilegal para ampliar o ataque.

A Secretaria de Educação do DF (SEEDF) informou que, assim que tomou conhecimento do caso, acionou as forças de segurança e reforçou que o acompanhamento psicológico dos envolvidos e o suporte às escolas estão sendo realizados pela Diretoria de Apoio à Saúde dos Estudantes (Diase). A pasta reiterou o compromisso com a segurança da comunidade escolar e afirmou que todas as providências necessárias estão sendo tomadas.

Por questões de segurança e para evitar pânico na comunidade, não foi divulgado o nome da escola nem a região administrativa onde ocorreu o caso.

plugins premium WordPress
Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.