A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu em flagrante, nesta sexta-feira (29/8), um homem de 23 anos acusado de armazenar, produzir e compartilhar pornografia infantil. A ação fez parte da Operação Anjo da Guarda, deflagrada pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), unidade vinculada ao Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (DECOR).
O mandado de busca e apreensão foi cumprido na residência do suspeito, localizada na região da Granja do Torto. Durante a operação, os agentes encontraram mais de 4 mil arquivos de abuso sexual infantil armazenados em seu celular e computador. As investigações também comprovaram que o homem compartilhava esse tipo de material em grupos de pedofilia na internet.
De acordo com a PCDF, o suspeito ainda produziu fotos e vídeos escondidos de sua prima, de apenas 8 anos, expondo partes íntimas da criança. Ele admitiu que utilizava o material como forma de troca em grupos virtuais, mas negou ter recebido dinheiro pelos arquivos.
A investigação contou com apoio inicial do governo dos Estados Unidos e da Polícia Federal. Os equipamentos apreendidos foram encaminhados para perícia.
O homem responderá por crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (arts. 240, 241-A e 241-B) e no Código Penal (art. 218-C). As penas, somadas, podem chegar a 23 anos de prisão.
Segundo a PCDF, operações semelhantes continuarão sendo realizadas para combater o abuso sexual infantil pela internet.