Depois de um longo período marcado por altas temperaturas e umidade do ar muito baixa, os moradores do Distrito Federal e de cidades do Entorno finalmente tiveram um alívio. Uma chuva tímida, porém muito comemorada, caiu em diversas áreas na tarde desta quinta-feira (18/9).
Nas últimas semanas, a população enfrentou dias de calor recorde e um ar extremamente seco, com a umidade frequentemente abaixo dos 20%. Por isso, a chegada das primeiras precipitações foi recebida com festa. Nas redes sociais, moradores de várias regiões publicaram vídeos.
Há registros da chuva em localidades como Águas Claras, Taguatinga, Ceilândia, Asa Sul, Guará, Paranoá e Samambaia, além de relatos em municípios vizinhos, como Novo Gama e Pedregal.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essas pancadas de chuva isoladas já eram esperadas. “Estamos no final do inverno, quase adentrando na primavera (início em 22 de setembro), que marca a transição entre o período seco e o chuvoso”, explicou o órgão em nota.
Apesar da comemoração, o volume de chuva ainda não foi grande o suficiente para ser medido oficialmente até o meio da tarde. Para todo o mês de setembro, a média histórica de chuva em Brasília é de 34 milímetros. A expectativa, segundo o Inmet, é que novas pancadas isoladas continuem ocorrendo nos próximos dias, indicando o retorno gradual do período chuvoso na região.