No próximo sábado (27), um novo sistema de alertas — o Defesa Civil Alerta (DCA) ← será testado no Distrito Federal. O alerta funcionará mesmo em celulares que estejam em modo silencioso. O novo sistema entra em vigor a partir de 1º de outubro. O teste também será realizado em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Os envios no DF, neste primeiro momento, serão realizados pela Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, utilizando a plataforma IDAP. Apenas agentes capacitados e certificados estão habilitados para emitir os alertas, garantindo confiabilidade e responsabilidade no processo.
“O novo sistema de alertas representa mais proteção para a população. Estamos falando de uma ferramenta simples, gratuita e de enorme alcance, com capacidade de transmitir informações cruciais no momento certo. É um trabalho coletivo que envolve diferentes órgãos de governo, agências reguladoras e as operadoras de telefonia, todos unidos pelo mesmo propósito: proteger e cuidar das pessoas”, destaca o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.
“É importante ressaltar que o DCA não substitui os demais canais de alerta já existentes, mas os complementa. Além disso, nós da Defesa Civil do DF estamos aptos a operacionalizar o novo sistema, após treinamento do pessoal. Também estamos em constante contato com a Defesa Civil nacional, que está dando todo o suporte”, explica o subsecretário do Sistema de Defesa Civil, Sandro Gomes.
Desenvolvido pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o DCA utiliza a tecnologia cell broadcast, ou seja, o envio de mensagens diretamente para celulares em determinada área de risco, sem necessidade de cadastro prévio.
A iniciativa conta com o apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), das prestadoras de telefonia móvel Algar, Claro, Tim e Vivo (representadas pelo Conexis), além de parcerias com Defesas Civis estaduais e municipais, Ministério das Comunicações (MCom) e Secretaria de Comunicação (Secom).
Como funciona?
O DCA é operacionalizado pela plataforma Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP), já utilizada para o envio de alertas por meio de SMS, WhatsApp, Telegram, TV por assinatura e Google Public Alerts. Com a chegada da nova tecnologia, o sistema ganha maior alcance e rapidez: todos os celulares compatíveis — Android e iOS a partir de 2020, em redes 4G e 5G — que estiverem na área delimitada pela Defesa Civil receberão a notificação em tempo real.
Tipos de alerta
O novo alerta terá dois novos níveis de prioridade às mensagens enviadas pela IDAP: o extremo, que é o nível máximo e mais crítico, para situações de ameaça imediata à integridade física ou à propriedade, e o severo, que indica a possibilidade de ocorrência de eventos adversos graves, com previsão de até duas horas para que atinjam a localidade.
“Brasília e mais 12 municípios da Região Centro Oeste vão receber um alerta demonstração, que tem por objetivo informar a população sobre como a ferramenta irá funcionar. Após esta última etapa de demonstração e início da operacionalização na Região Centro-Oeste, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) cumpre com a nacionalização do Defesa Civil Alerta — fortalecendo a preparação e prevenção a desastres em todo o país”, explica Tiago Schnorr, coordenador-geral de monitoramento e alerta da Sedec.
Além das mensagens enviadas por celular, a população continua podendo se cadastrar para receber SMS (basta enviar o CEP para o número 40199), acompanhar os avisos pela TV por assinatura, acessar o robô da Defesa Civil no WhatsApp ou acompanhar atualizações pelo Telegram e Google Public Alerts.