Ex-assessor de Moraes, Eduardo Tagliaferro é detido na Itália

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O perito Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi detido na Itália nesta quarta-feira (1°). A informação foi confirmada pelo advogado Fabio Pagnozzi em suas redes sociais. De acordo com Pagnozzi, que recebeu uma ligação de Tagliaferro, o perito teria recebido uma “notificação de residência”, algo que segundo o profissional jurídico sequer existe na Itália.

“As autoridades chegaram na casa dele, o levaram sem nenhum mandado, sem dizer para onde o estavam levando. Disseram [os policiais] que estavam cumprindo uma notificação de residência, isso não existe aqui na Itália, não deixaram sua esposa acompanhá-lo, então ele ligou para os advogados, para o Pieremilio, para mim”, disse Pagnozzi.

O advogado de Tagliaferro, Eduardo Kuntz, também confirmou que o ex-assessor de Moraes foi conduzido pela polícia para, aparentemente, a aplicação de uma medida cautelar de restrição de circulação.

– Mas sem maiores detalhes. Disseram que chegando lá vai poder tirar cópia de tudo, vai tomar ciência da restrição e será reconduzido para a casa dele – declarou Kuntz.

Ainda não está claro se a situação envolvendo Tagliaferro nesta quarta teria relação com o pedido de extradição realizado pelo ministro Alexandre de Moraes, que, em agosto deste ano, fez a solicitação ao Ministério da Justiça. Na ocasião, a pasta informou que havia encaminhado a questão ao Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) para que fossem iniciadas as tratativas com o governo italiano.

Em áudios enviados para sua assessoria, o perito confirmou que foi levado pela polícia italiana por causa de uma questão migratória, mas que em breve retornará para casa.

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.