A Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) descartou, na tarde desta quinta-feira (9/10), o segundo caso suspeito de intoxicação por metanol relacionado ao Distrito Federal. O paciente, um homem de 47 anos, morador de Padre Bernardo (GO), teve resultado negativo para a substância após exame toxicológico.
O homem era hipertenso e deu entrada, inicialmente, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Brazlândia, na madrugada de sexta-feira (4/10), com quadro grave que evoluiu rapidamente para insuficiência respiratória aguda. Diante do agravamento, foi transferido para o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), onde exames apontaram um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Posteriormente, o paciente foi levado à UTI do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), onde apresentou quadro compatível com morte encefálica na noite de segunda-feira (6/10).
Durante o atendimento, o homem não conseguiu relatar quais bebidas havia consumido nem a quantidade ingerida. No carro dele, porém, os profissionais encontraram diversos tipos de bebidas alcoólicas, como cerveja, vodka, outros destilados e energético. A investigação apontou que as bebidas teriam sido compradas em uma pequena venda próxima ao município de Padre Bernardo, onde ele morava.
Casos em investigação em Goiás
Enquanto o DF não registra novas suspeitas, Goiás mantém dois casos sob investigação.
Uma mulher de 25 anos, moradora de Itapaci (GO), segue internada no Hospital Estadual Centro Norte Goiano (HCN). Já um homem de Formosa (GO), que também foi atendido com suspeita de intoxicação por metanol, recebeu alta médica após internação no Hospital Estadual de Formosa (HEF).