Um homem de 49 anos foi preso em flagrante nesta quinta-feira (9/10) em Samambaiam suspeito de maus-tratos contra a própria mãe, uma idosa de 72 anos. A prisão foi feita por agentes da 26ª Delegacia de Polícia (Samambaia Norte) após denúncias anônimas.
De acordo com as investigações, o suspeito, identificado como Demetrius Emerson de Farias, usou o dinheiro da mãe para viajar a um show da cantora Madonna e deixou a mulher trancada em casa durante a viagem. A polícia apurou que a idosa não saía de casa há cerca de dois anos, por imposição do filho, que também controlava a pensão mensal dela, de R$ 5,5 mil.
Quando os policiais chegaram ao local, foram recebidos de forma agressiva pelo homem. A residência estava em condições insalubres, com diversas caixas de panetone empilhadas, sujeira acumulada e sem sinais de limpeza recente.
A vítima foi encontrada desorientada, com feridas abertas, unhas grandes e sinais de desnutrição. Segundo o relato de testemunhas, ela se alimentava apenas de pão, água e leite. O Corpo de Bombeiros foi acionado e levou a idosa ao Hospital Regional de Taguatinga (HRT). Ela sofre de hipertensão e diabetes.
Testemunhas contaram à polícia que a idosa era mantida presa havia cerca de 15 anos, sendo frequentemente deixada sozinha e chorando. Também relataram que o filho a agredia fisicamente, deixando hematomas nos braços, e que chegou a impedir a compra de um novo fogão e a realização de exames oftalmológicos, mesmo após ela perder parte da visão.
Depoimento do suspeito
Em depoimento, Demetrius afirmou que administra a pensão da mãe desde 2003, e que metade do valor era usada para o plano de saúde dela. Disse ainda que ficava com apenas R$ 500 por mês e que a mãe “é difícil de lidar” e “nunca foi uma boa mãe”. Apesar disso, admitiu ter agido errado “por ser filho e ela, uma idosa”.
O homem foi autuado por crime contra pessoa idosa, com base na Lei Maria da Penha, e responderá por maus-tratos, cuja pena pode variar de dois a cinco anos de prisão.