Trump autoriza CIA criar operação para derrubar regime de Maduro

Foto: Reprodução/Instagram @Realdonaldtrump

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teria autorizado a CIA a realizar operações letais na Venezuela, assim como no Caribe, em uma escalada de suas ações contra o governo do ditador Nicolás Maduro com o objetivo de derrubá-lo, informou nesta quarta-feira (15/10) o jornal The New York Times.

De acordo com a publicação, que cita como fontes funcionários do governo americano, a CIA poderia tomar ações encobertas unilateralmente ou em conjunto, como parte de uma operação militar mais ampla.

Contudo, ainda se desconhece se a agência já está planejando alguma ação ou se elas estão concebidas como um plano de contingência.

A notícia foi dada em um momento em que as forças americanas estão “planejando uma possível escalada, desenhando alternativas para que o presidente Trump as considere, incluindo ataques dentro da Venezuela”, destacou o jornal.

Os EUA atacaram diversas embarcações – que Washington assegura que transportavam drogas – em águas internacionais perto da Venezuela. O ataque causou a morte de cerca de 30 pessoas apontadas pela Casa Branca como traficantes.

O país norte-americano conta agora com 10 mil militares na região do Caribe, a maioria em bases em Porto Rico, assim como um contingente de fuzileiros navais em navios de assalto anfíbio.

O The New York Times lembrou que a CIA tem tido “há muito tempo autoridade para trabalhar com os governos da América Latina em temas de segurança e intercâmbio de inteligência”, o que a levou a colaborar com o México em ações contra os cartéis das drogas, mas isso inclui realizar operações letais diretas.

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.