Uma operação conjunta entre as polícias civis do Distrito Federal e do Rio Grande do Norte desarticulou, nesta quinta-feira (30/10), um esquema criminoso de clonagem de cartões e lavagem de dinheiro que causou prejuízos milionários a instituições financeiras.
A ação, coordenada pela Divisão de Análise de Crimes Virtuais da Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Propriedade Imaterial e Fraudes (DCV/CORF) da PCDF, teve como objetivo cumprir mais de 15 mandados judiciais — entre prisões preventivas e buscas e apreensões — nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, São Paulo e Distrito Federal.
No DF, um homem foi preso em Águas Claras. Segundo as investigações, ele usava empresas de fachada e contas bancárias próprias para movimentar valores obtidos ilegalmente, dando aparência de legalidade aos recursos desviados. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos celulares, dinheiro em espécie (inclusive em dólares) e dois carros de luxo.
De acordo com a apuração, os integrantes da quadrilha realizavam compras simuladas por meio de maquinetas de cartão e contas de empresas falsas, para depois contestar os lançamentos e causar prejuízo aos bancos. O grupo também lavava o dinheiro por meio da compra e financiamento de veículos de alto padrão e por movimentações bancárias em contas de terceiros, conhecidos como “laranjas”.
A operação também determinou o bloqueio judicial de cerca de R$ 3 milhões em contas ligadas aos suspeitos e à apreensão de mais de 25 veículos, cujo valor somado ultrapassa R$ 4 milhões.
O homem preso no Distrito Federal poderá responder por organização criminosa, fraude eletrônica e lavagem de dinheiro, crimes que juntos podem resultar em penas de até 26 anos de prisão, além de multas.
A ação é resultado da cooperação entre a DCV/CORF da PCDF e a Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DIFRAUDES/PCRN). Segundo as corporações, a integração entre as polícias civis tem sido essencial no combate a crimes virtuais complexos, garantindo agilidade na troca de informações e eficiência nas investigações.
 
				 
								 
							 
											







