Aluna da UnB é presa por injúria após xingar colega não-binário em banheiro: “Viadinho”

Foto: Secom/UnB.

Uma aluna de 23 anos da Universidade de Brasília (UnB) foi presa na tarde da última terça-feira (11/11/2025) após um desentendimento com um estudante que se identifica como pessoa não-binária.

O episódio ocorreu por volta das 18h no campus Darcy Ribeiro, dentro do Instituto Central de Ciências (ICC).

Um estudante que se identifica como não-binário entrou no banheiro feminino para usar o espelho, quando encontrou a aluna do curso de Agronomia no local.

Segundo relatos da 5ª Delegacia de Polícia (Área Central), a universitária afirmou que o colega “não poderia estar ali por ser biologicamente homem”. A partir desse momento, iniciou-se uma discussão que se estendeu até o pátio da universidade, com outros alunos testemunhando o ocorrido.

Durante o desentendimento, a aluna teria chamado o colega de “viadinho” e “jack” termo pejorativo que sugere “estuprador”. Ofendido, o estudante acionou a segurança do campus e a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) foi chamada.

O caso foi registrado como injúria homofóbica, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) na Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO 26). A aluna foi indiciada com base no artigo 2º-A da Lei 7.716/89, sem direito à fiança em sede policial.

O que diz a UnB

A Universidade de Brasília informou que acompanha o caso, em articulação com os órgãos competentes, e reafirmou o compromisso com a diversidade, os direitos humanos e a convivência respeitosa na comunidade acadêmica. A instituição disponibilizou apoio e acompanhamento tanto para a vítima quanto para a acusada, assegurando o direito à ampla defesa.

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.