O plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal recebeu uma multidão vestida de vermelho e preto, na manhã desta quarta-feira (12), para prestigiar a entrega do Título de Cidadão Honorário de Brasília ao presidente do Clube de Regatas do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, mais conhecido como Bap. A cerimônia também celebrou os 130 anos do clube carioca, fundado em 15 de novembro de 1895.
Iniciativa do deputado Pastor Daniel de Castro (PP), a homenagem reuniu autoridades, torcedores e ídolos históricos do Flamengo, entre eles o ex-lateral Leandro e o ex-goleiro Raul Plassmann, campeões mundiais pelo time em 1981. O medalhista olímpico da canoagem e flamenguista, Isaquias Queiroz, também esteve presente no evento.
Durante discurso emocionado, Baptista recordou sua trajetória desde que ingressou como sócio do Flamengo em 2009, ressaltando o papel que desempenhou nas reformas administrativas e financeiras da associação esportiva, em 2013, e os desafios enfrentados para manter o clube em posição de destaque no futebol brasileiro. O dirigente também enalteceu a dedicação da torcida rubro-negra, da equipe técnica e dos atletas para alavancar as conquistas recentes do clube, como a Copa do Brasil (2024) e a Supercopa do Brasil (2025).
“Eu me sinto tão agradecido, mas tem tanta gente que acredita em mim há tantos anos e trabalha um dia sim e outro também pelo Flamengo”, disse Baptista. “Para que eu possa estar aqui, tem um mundo de profissionais e rubro-negros abnegados que estão trabalhando para que o clube tenha sucesso”, frisou.
Presente na cerimônia, a vice-governadora Celina Leão (PP) parabenizou o dirigente pelo empenho dedicado ao clube. “Luiz Eduardo é o retrato do profissional que conduz com propósito e entrega, que entende o valor do trabalho coletivo e que faz da gestão uma forma de servir. Sob sua liderança, o clube se tornou símbolo de profissionalismo e, a confirmação de sempre, orgulho nacional.”
O vice-presidente do Flamengo, Flávio Willeman, também elogiou o comando de Baptista, destacando o comprometimento do dirigente na expansão institucional da sociedade esportiva e na consolidação de uma administração moderna e com parcerias financeiramente sólidas, como a associação com o Banco de Brasília (BRB).
“O presidente Bap se dedica integralmente ao clube e busca, incansavelmente, a manutenção de uma gestão austera, que premia o profissionalismo e foca no resultado administrativo, mas, sobretudo, esportivo”, enfatizou Willeman. “Não falta garra da diretoria, na liderança do presidente Bap, para levarmos o Flamengo a patamares cada vez mais altos.”
Em sua fala, o deputado Pastor Daniel de Castro salientou que a concessão da honraria não apenas reconhece o sucesso da liderança de Baptista, mas também o impacto cultural e social do Flamengo para os brasilienses.









