Trump diz que não descarta uma guerra com a Venezuela

Foto: Reprodução/Instagram @Realdonaldtrump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (19) que não descarta a possibilidade de uma guerra com a Venezuela, após meses destruindo embarcações supostamente carregadas de drogas perto do país sul-americano.

– Não descarto, não – disse o governante em uma entrevista por telefone à emissora NBC News.

Trump ordenou na última terça (16) o bloqueio da entrada e saída da Venezuela de todos os navios petroleiros sancionados pelos Estados Unidos, uma semana depois de ter apreendido um navio carregado com petróleo perto da costa venezuelana.

Os Estados Unidos aumentaram assim a pressão sobre o governo de Nicolás Maduro, o qual acusam de liderar o Cartel de los Soles, algo que Caracas nega, após meses de bombardeios a supostas embarcações pertencentes ao narcotráfico no Caribe e no Pacífico.

Na entrevista, Trump disse que haverá mais apreensões de petróleo e, quando questionado sobre um cronograma, acrescentou:

– Depende. Se forem tão insensatos a ponto de continuar navegando, serão levados para um de nossos portos.

O líder republicano se recusou a confirmar se o objetivo final de sua estratégia com a Venezuela é derrubar Maduro.

– Ele sabe exatamente o que eu quero. Ele sabe disso melhor do que ninguém – acrescentou o presidente, que em novembro falou por telefone com o líder chavista venezuelano.

Trump prometeu várias vezes que “em breve” começarão os ataques contra supostos alvos do narcotráfico dentro do território venezuelano.

O fato de Trump não descartar uma guerra representa uma mudança significativa, já que ele fez campanha contra a participação de seu país em conflitos estrangeiros, afastando-se assim da postura tradicional do Partido Republicano.

A base do governo o criticou por se concentrar demais na política externa em vez de nos problemas internos, como o aumento do custo de vida.

Para que os Estados Unidos possam declarar guerra, é necessária a autorização do Congresso. O Partido Democrata insiste que Trump precisa do aval do Legislativo para os ataques contra embarcações supostamente carregadas com drogas.

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.