A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape/DF) autorizou a saída temporária de 1.689 internos do sistema prisional, entre eles 61 mulheres. A liberação ocorreu nesta segunda-feira (22/12) e faz parte da nona saída temporária prevista para 2025, conhecida como “saidão”.
De acordo com a Seape, os detentos devem retornar às respectivas unidades prisionais até a sexta-feira (26/12). Quem não se apresentar no prazo e horário estabelecidos será considerado foragido e poderá perder o direito de cumprir pena no regime semiaberto.
O benefício é concedido a pessoas que cumprem pena em regime semiaberto e que receberam autorização da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal (VEP/DF), por meio de decisão específica no processo. A liberação depende do cumprimento de critérios previstos em lei, que incluem requisitos objetivos e subjetivos.
A VEP/DF definiu, por meio de portaria, um total de nove saídas temporárias ao longo de 2025. Conforme o calendário oficial, a próxima saída está prevista apenas para o mês de fevereiro.
A Polícia Penal do Distrito Federal orienta que qualquer pessoa pode denunciar, de forma anônima, casos de internos que não retornarem ou que descumprirem as regras do benefício. As informações podem ser repassadas pelo telefone ou WhatsApp (61) 99666-6000.









