Curso de medicina da Escs/UnDF recebe nota máxima em avaliação do MEC

Foto: Breno Esaki/Arquivo Agência Brasília

A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), integrada à Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF), conquistou mais um feito inédito: foi a única faculdade de medicina do Distrito Federal a alcançar nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2025/2026. Realizado anualmente, o teste avalia a qualidade do ensino ofertado e a performance dos estudantes na aquisição de competências dos conteúdos programáticos durante o curso.

O sistema de avaliação da educação superior é amplo e composto por vários índices; no caso da medicina, existe uma modalidade específica, o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), uma prova obrigatória para todos os concluintes do curso e que, por se tratar de uma avaliação nacional e padronizada, reflete de forma objetiva a qualidade da formação médica.

Foi nessa prova que estudantes da 20ª turma de medicina da Escs/UnDF comprovaram a excelência do ensino, que conta com uma metodologia avançada, em um curso que foi desenvolvido dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), com devolutiva para o próprio sistema. Utilizando cenários da Secretaria de Saúde (SES-DF) desde o início da formação médica, os estudantes têm o melhor aprendizado para a melhor prática profissional.

Para a diretora da Escs, Viviane Peterle, esse resultado reflete a operacionalidade da equipe. “É fruto do trabalho desenvolvido por toda a comunidade acadêmica durante todo o curso, e uma previsão do potencial de atuação desse profissional no mercado pelos conhecimentos adquiridos durante sua formação”, avalia.

A gestora explica que a prova realizada pelos estudantes “é composta por conteúdos estabelecidos nas diretrizes nacionais curriculares, e com o percentual que os estudantes alcançaram, significa que o projeto pedagógico da Escs está alinhado com o objetivo maior, que é formar um profissional qualificado, integrado às necessidades em saúde da população”.

Para a reitora pro tempore da UnDF, Simone Benck, a nota máxima credita a instituição a saltos maiores no ambiente acadêmico. “Os resultados alcançados sinalizam que a parceria entre a Escs e a UnDF tem potencial para impulsionar a educação superior pública no Distrito Federal. A Escs se destacou como a única escola de medicina do DF a obter conceito máximo no Enamed, com a maior nota do Brasil em diversos critérios.”

A reitora lembra que o resultado não é isolado. “O curso de enfermagem também alcançou excelência máxima na avaliação Enade, assim como na pós-graduação, com o programa de mestrado em Ciências da Saúde indo de 3 para 5 na avaliação quadrienal da Capes, no período de 2021 a 2024. Estes resultados consolidam a Escs/UnDF como referência nacional na formação em Saúde, sem comprometer a qualidade durante a integração com a UnDF”, destacou Simone Benck.

Cinco estrelas

O sucesso dos estudantes de medicina que obtiveram nota cinco no Enade também se deve a um conjunto de fatores fundamentais para o bom desempenho do curso: cenários de prática da SES-DF, docentes qualificados, que também são servidores da SES-DF, e o modelo em metodologias ativas, utilizado pela escola há quase 25 anos, que demonstra sua eficácia com resultados como esse. Além disso, a escola está entre os 30 melhores cursos, de um total de 350 avaliados.

“O projeto pedagógico já foi elaborado com uma metodologia inovadora para os moldes da época em que a Escs foi criada”, pontua Viviane Peterle. “É um curso dentro do SUS para o SUS, integrado ao que o profissional, para exercer a profissão, vai precisar adquirir habilidades e competência.”

Durante toda a formação, os alunos de medicina da Escs têm o aprendizado prático nos serviços de saúde, desenvolvendo assistência à população do DF, sob a supervisão de médicos qualificados da SES-DF. Para a diretora, essa condição “reflete em um diferencial do curso”.

Resultados contínuos

Mantida pela Fundação de Ensino em Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) e integrada à Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF), em 2025, a Escs já havia obtido nota máxima no Enade tanto no curso de enfermagem, como no curso de medicina, em anos anteriores, além de se destacar no teste de progresso.

A escola tem um histórico de pesquisas reconhecidas em congressos do DF, nacionais e internacionais, participa em diversos projetos de extensão, como o Projeto Rondon, ligas acadêmicas, atlética, bateria e promove diversos eventos relevantes junto a sociedade. Formou em 25 anos mais de 1.500 médicos e 750 enfermeiros, sendo no último ano, 76 médicos e 48 enfermeiros.

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.