Durante cirurgia, homem de 67 anos descobre que hérnia era útero e ovário

Foto: Davidyson Damasceno / Iges-DF

Um homem de 67 anos foi submetido a uma operação de hérnia e acabou se tornando um caso raro na medicina após médicos descobrirem que ele possuía órgãos reprodutores femininos, como útero, colo do útero, tubas uterinas e ovário. O caso, ocorrido em Kosovo, na Sérvia, foi documentado na revista Urology Case Reports por médicos da Universidade de Prishtina.

Segundo o New York Post, o paciente em questão convivia com um inchaço na virilha durante uma década. Ele também nasceu com criptorquidia, que ocorre quando o homem possui apenas um dos testículos descido.

Ao consultar um médico, ele foi diagnosticado com uma hérnia inguinal e foi submetido a uma cirurgia para corrigir o suposto problema. Durante o procedimento, porém, os médicos se surpreenderam ao encontrar os órgãos femininos, além do saco escrotal perdido.

A condição extremamente rara é conhecida como síndrome do ducto mulleriano persistente (PDMS), que ocorre quando homens também têm órgãos reprodutivos femininos ao lado do pênis.

A situação é desencadeada quando o início do útero, conhecido como ducto Mulleriano, não se rompe no desenvolvimento inicial de um bebê, o que ocorre por volta da sétima semana de gestação. Atualmente, apenas 200 casos da síndrome foram registrados no mundo.

Mesmo com a condição de pseudo-hermafroditismo o homem não teve o sistema reprodutivo afetado. Ele é casado e tem três filhos. Após a cirurgia, o paciente passa bem.

plugins premium WordPress
Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.