A China registrou, nesta terça-feira (26), a primeira infecção humana da variante H3N8 da gripe aviária. O paciente é um menino de quatro anos, morador da província de Henan. Conforme avaliou a Comissão Nacional de Saúde da China, o risco de uma epidemia é baixo.
Segundo a nota da autoridade sanitária, a criança infectada apresentou os primeiros sintomas no dia 5 de abril. Nos dias anteriores à doença, ela teve contato com frangos e corvos que são criados em sua casa.
O órgão ainda destacou que nenhuma pessoa que esteve com o menino foi infectada. De acordo com avaliação inicial, a variante ainda não possui capacidade para infectar efetivamente os seres humanos.
Até o momento, a cepa H3N8 só havia sido identificada em animais como cachorros, pássaros, cavalos e focas, em outras partes do mundo.
A China tem populações imensas de aves selvagens e criadas para consumo, criando um ambiente ideal para que vírus aviários se misturem e sofram mutações. A vigilância maior sobre a influenza aviária em pessoas também significa que mais infecções estão sendo identificadas.