Falha em sistema cancela todos os voos nos Estados Unidos

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Nesta quarta-feira (11/1), uma falha em um dos sistemas de controle aéreo dos Estados Unidos fez com que todos os voos saindo de aeroportos do país fossem cancelados temporariamente. As decolagens domésticas e internacionais ficaram suspensas nesta manhã por ordem da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA, na sigla em inglês).

Segundo a FAA, houve uma queda do sistema Notam, que alerta pilotos e outros funcionários da aviação sobre algum perigo ou alterações relevantes em aeroportos. Por isso, apenas voos militares e de resgate médico foram autorizados a decolar. Por volta das 10h20, pelo horário de Brasília, algumas operações começaram a ser retomadas.

Diante do fato, a Casa Branca informou que não há qualquer evidência de que a falha tenha acontecido por causa de um ataque cibernético. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que acompanha o caso e declarou que os voos previstos para chegar nos aeroportos do país poderão pousar com segurança.

A determinação aplicada aos aeroportos dos EUA fez com que terminais europeus passassem a relatar atrasos. O Aeroporto de Barajas, em Madri, na Espanha, informou que os voos saindo para os Estados Unidos estão “várias horas atrasados”. Em Paris, os aeroportos Charles de Gaulle e Orly também informaram já ter atrasos em voos para cidades dos EUA.

<
plugins premium WordPress